A Studio da Criança valoriza a capacidade criativa, em um contexto de desenvolvimento da autonomia, a partir das vivências e da construção de conceitos formulados pelas próprias crianças e pelos educadores.
A proposta pedagógica é fundamentada e desenvolvida tendo como base o sociointeracionismo, onde o grupo é um constitutivo das aprendizagens. A criança é estimulada, então, a perceber as próprias habilidades e adquirir novas referências a partir do outro pela observação, reflexão e ação.
Na educação infantil, especificamente, é fundamental que seja considerado, para as crianças, o conhecimento e domínio do corpo, as diferentes formas de comunicação e expressão, a necessária mudança dos espaços, o lúdico e as possibilidades inúmeras para imaginar, para refletir, partindo do que há de concreto para elas.
Na Studio da Criança, os espaços são amplos para a brincadeira, para a descoberta, para o trabalho com o corpo, atribuindo-lhes sempre uma função re-humanizadora, onde a relação de cada um consigo mesmo e com o outro seja alimentada e aprofundada para ultrapassar as dificuldades e estreitar os laços de cooperação.
A Studio da Criança valoriza as relações interpessoais entre crianças com diferentes habilidades e as acolhe diante de uma educação inclusiva. Aqui, todas têm o privilégio de conviver, compartilhar e interagir com respeito e receber estímulos necessários ao seu desenvolvimento.