Turmas & Atividades

Turmas & Atividades

A Studio da Criança está voltada a atender crianças a partir de:
 
  • 3 meses a 1 ano e 3 meses aproximadamente (Berçário I)
  • 1 ano e 3 meses a 2 anos (Berçário II)
  • 2 anos a 3 anos (Maternal I)
  • 3 anos a 4 anos (Maternal II)
  • 4 anos a 5 anos (Pré I)
  • 5 anos a 6 anos (Pré II)
  • 6 anos a 7 anos (1º ano do Ensino Fundamental)
  • 7 anos a 10 anos (Projeto específico com a denominação de Studio em Casa)
 
Atividades Incluídas
 
Ciências Ambientais (a partir do Minimaternal)
A Studio da Criança realiza semanalmente a aula de Ciências Ambientais com um professor de Biologia privilegiando a investigação e a curiosidade de nossas crianças na hora de cuidar da horta, dos animais e de fazer experimentações.
 
O Espaço Ecológico oferece uma excelente oportunidade às crianças de se tornarem cidadãos conscientes e atuantes na preservação do meio ambiente. Neste local, as turmas entram em contato com diferentes animais como: teiú, jiboia, piton, chinchila, coelho, codornas, crustáceos, rãs, dentre outros. 
 
Da mesma forma, na Horta, as crianças acompanham o crescimento e as transformações das plantas e o cuidado que elas exigem. Observam pequenos animais como formigas, minhocas, joaninhas e trocam ideias de trabalho e organização com os educadores. Fazem parte deste ambiente também um “Berçário de Plantas” para o cultivo de mudas e um “Cantinho de Experimentações Ambientais” com um minhocário e um terrário para a observação do ecossistema.
 
  
Informática (a partir do Pré I)
Trabalha-se de forma interdisciplinar com os projetos da turma com uma professora especializada em Informática para Educação Infantil.
 
De maneira lúdica e educativa, as crianças utilizam o computador como mais uma ferramenta para que alcancem os objetivos propostos em cada grupo. A professora de Informática atua em tempo integral na creche escola, participando das reuniões com a equipe pedagógica, o que amplia ainda mais as possibilidades de intervir na aprendizagem do grupo de crianças.
 
  
Balé (a partir do Pré I) 
As aulas são um misto de técnicas do balé, dos movimentos do jazz, da dança de rua e de relaxamento. O objetivo, além da qualidade do movimento, é a adequação, mas com uma participação espontânea para que acima de tudo proporcione prazer. Acontecem, ainda, trabalhos de criatividade e teoria (termos em francês). Neste trabalho, inclui-se a pesquisa e a apresentação, inclusive, de outros ritmos que sejam do interesse da criança.
 
  
Judô (a partir do Pré I)
A aula de judô infantil tem por objetivo melhorar a concentração das crianças e proporcionar disciplina e bem-estar com total segurança. Muito mais do que apenas golpes e posições marciais, nesta modalidade, a premissa é observar os aspectos físicos, intelectuais, afetivos e sociais, respeitando sempre a individualidade e competências de cada criança. As crianças também podem realizar a troca de faixa na própria escola após conquistarem os objetivos para esta graduação. 
 
  
Psicomotricidade (do Berçário I ao Maternal I) 
Através de propostas com equipamentos específicos, na sala do som e movimento ou nos pátios abertos da Studio da Criança, o professor de Psicomotricidade realiza jogos e circuitos com o grupo, favorecendo o desenvolvimento motor e a conscientização das regras.
 
Além disso, há o planejamento de brincadeiras com materiais diversificados (jornais, prendedores de roupa, caixas, barbantes, entre outros) e da contação de histórias para estimular a socialização, a concentração e a criatividade.
 
  
Ritmo e Movimento (do Berçário I ao Pré I) 
Movimentos de expressão corporal ao som de cantigas de roda acompanhadas por palmas e instrumentos musicais, são os princípios usados nesta atividade. Sua realização promove uma maior interação entre as habilidades corporais e a música, desenvolvendo também na criança o senso rítmico, a acuidade auditiva, a memória musical, a linguagem oral e a capacidade simbólica.
 
 
Teatro (para crianças a partir dos 3 anos) 
Criar, improvisar, interpretar... Ações que são características do mundo infantil ganham, aqui na Studio da Criança, o embasamento técnico das Artes Cênicas na Cia de Teatro Studio da Criança.
 
Na Educação Infantil, esta atividade extra auxilia as crianças a adquirirem uma maior consciência corporal, temporal e espacial; desenvolve a sensibilidade, estimulando a imaginação e despertando o senso artístico; aproxima a criança das diferentes linguagens; desenvolve uma maior consciência crítica, raciocínio e percepção, e ainda oportuniza a socialização.
 
Os recursos utilizados no trabalho são os jogos de observação, integração e concentração. E é na execução da cena, mexendo com cenários, maquiagem e figurinos, que acontecem os exercícios de improvisação que aguçarão a criatividade.
 
 
Capoeira (para crianças a partir dos 3 anos) 
A capoeira é uma manifestação da cultura popular brasileira, de influência negra e de incontestável participação na sociedade brasileira desde o Império.
 
Capoeira é luta dissimulada, jogo de habilidade física, astúcia e beleza, que reúne características bem peculiares: aspectos que se identificam com os de uma luta, com as regras de um jogo, misturando dança e história. A capoeira vem envolvida pelo som de instrumentos musicais (berimbau, pandeiro e atabaque), palmas e cânticos outrora usados para falar da exclusão social que os negros enfrentavam.
 
Na Studio da Criança, a capoeira tornou-se um esporte fundamental na socialização de crianças, como excelente meio de ampliação da consciência corporal e noção de ritmo, além de desenvolver o apreço pela cultura.
 
 
Natação (para crianças a partir dos 6 meses) 
Considerada um dos esportes mais completos que existe, pois além de melhorar o tônus muscular, aumentar a capacidade aeróbica, proporcionando fortalecimento orgânico, a natação inicia o domínio do meio aquático e favorece a sociabilidade, principalmente nas aulas em grupo.
  
A boa adaptação ao meio líquido dependerá principalmente da mediação realizada pelo professor, respeitando-se a fase de desenvolvimento em que a criança se encontra. Um aspecto importante a ser ressaltado é o tempo concedido para brincar. Quanto mais objetos (peixinhos, bonecas, bolinhas...) de diferentes formatos e cores houver dentro da piscina, mais estímulos esta criança receberá e melhor será o seu desenvolvimento, além do prazer que o brincar proporciona.
 
 
Oficina do Som
Tem por objetivo despertar o potencial musical que é importantíssimo para todos nós. Nesta aula, a criança amplia o horizonte do mundo da música e dos sons, com seus instrumentos e estilos.
Procuramos também ouvir e cantar as músicas brasileiras e estimular o poder criador na composição de letras e melodias e construção de instrumentos musicais com sucata. As crianças conhecem e aumentam o acervo de músicas criadas da escola e realizam apresentação de toda a produção em momentos específicos do ano.
 

Avançar Pause Play